Nada melhor que dormir em paz a noite sabendo que suas contas estão organizadas. Se assustar com um boleto que não sabia que existia e agora já venceu? Não mais. Confira como se organizar com as finanças.

O planejamento financeiro pessoal é sobre organizar e controlar o seu dinheiro e gastos pessoais. Seja para manter a ordem no dia a dia, alcançar uma meta, planejar uma viagem, festas ou conseguir lidar com imprevistos; tudo começa com um planejamento financeiro.

Para isso, é necessário um controle do que entra e do que sai. Tendo consciência de sua situação, você é capaz de tomar melhores decisões sobre o futuro ou até coisas simples de sua rotina que podem impactar na renda final do mês.

Já viu a importância de se planejar, né? Confira então alguns passos de como começar:

 

  1. Organize seus ganhos e gastos mensais e coloque-os em planilha

 

Seja no papel ou no computador, mas tenha esses dados gravados: quais os gastos fixos que possui, qual seu salário líquido. Isso é, saiba o que todo mês vai entrar na sua conta e o que vai sair.

Contas de casa, por exemplo, entram nos gastos fixos.

Se acha de forma fácil da internet planilhas já prontas de organização financeira. Vá atrás de uma, baixe, complete e saiba sua situação atual.

 

  1. Ajuste-se segundo as informações dadas pela planilha

 

Após organizar seus gastos e ganhos, é possível você visualizar o que muitas vezes estava oculto. Um gasto desnecessário, ou acima do que deveria estar, pode ser evitado com um olhar atento sobre a planilha.

 

  1. Estude educação financeira

 

O estudo é a porta do sucesso. Vá adiante e procure saber tudo o que conseguir. Além de se organizar e economizar, passe também a ganhar.

 

  1. Cuide do seu dinheiro

Tenha sempre uma reserva de emergência, não gaste com coisas desnecessárias, não caia em golpes, fique em cima do seu banco. Cuide do seu dinheiro, preze por ele.