PUBLICIDADE
doencas que dao direito a aposentadoria por invalidez

Descubra mais sobre doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez


PUBLICIDADE

A aposentadoria por invalidez é concedida ao segurado que comprovar efetivamente a sua incapacidade de regressar à atividade laboral. Isso também pode ser total e permanente e também precisará ser verificado por meio de perícia do INSS.

Nesta leitura, abordaremos as 7 doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez em 2021.

O que é aposentadoria por invalidez?

PUBLICIDADE

Conforme mencionado no primeiro parágrafo deste texto, a aposentadoria por invalidez ou por invalidez permanente é o benefício concedido pelo INSS aos segurados que sofrem de algum tipo de invalidez permanente ou incurável, que os impossibilita totalmente de exercer qualquer atividade laboral ou atividade laboral que lhes garanta o seu sustento.

O benefício é pago enquanto persistir a invalidez e a avaliação pode ser feita a cada dois anos pela perícia médica do INSS. Quando o médico perito constatar a incapacidade permanente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação para outra função, será indicada a aposentadoria por invalidez.

PUBLICIDADE

Tem direito à reforma por invalidez todo segurado considerado incapaz de exercer a sua atividade no trabalho e, portanto, incapaz de prover o seu sustento.

O que é auxílio-doença?

O auxílio-doença deve ser solicitado quando uma doença ou acidente impossibilite o segurado de exercer temporariamente suas atividades. Ou seja, o que vai diferenciar esses dois benefícios é o tempo em que o segurado ficará impossibilitado de trabalhar.

PUBLICIDADE

Para ter direito a esse benefício, o trabalhador deve estar impedido de retornar ao ambiente de trabalho por mais de 15 dias corridos, estar segurado e estar contribuindo há pelo menos 12 meses.

7 doenças que dispensam a carência da Aposentadoria por Invalidez

Existe uma lista de doenças que podem dispensar a exigência da carência para o recebimento deste benefício, conforme o que está disposto no art. 151 da lei 8.213/91 e no anexo XLV, da IN 77/2015 e atualmente conta com algumas enfermidades, confira agora 7 dessa lista:

  • AIDS/ HIV:
  • Parkinson
  • Hanseníase
  • Epilepsia
  • Alienação mental
  • Esclerose múltipla
  • Covid-19

Como solicitar a aposentadoria por invalidez?

PUBLICIDADE

Para fazer a solicitação da aposentadoria por invalidez, o segurado do INSS precisa agendar uma perícia médica pelo site ou aplicativo “Meu INSS” (meu.inss.gov.br) ou pela Central de Atendimento 135.

Mas é importante saber que a perícia médica do INSS deve acontecer a cada dois anos para comprovar que o segurado permanece inválido. Ela só é isenta para maiores de 60 anos e os maiores de 55 anos com mais de 15 anos em benefício por incapacidade, de acordo com a Lei nº 8.213/1991 Art. 101 §1º incisos I e II.

PUBLICIDADE

Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

PUBLICIDADE

PRÓXIMO ARTIGO →
PUBLICIDADE